A ascese em S. Bernardo e no artista contemporâneo Barnett Newman, uma experiência de ensino à distância em campos de refugiados, o mosaico do Afeganistão, a importância do Caminho de Santiago para a Europa e o ensino dos valores constituem alguns dos temas da mais recente edição da revista "Brotéria" (dezembro/2013).
Na primeira parte do artigo "A estética de S. Bernardo e a poética de Newman", identificam-se as principais características do pensamento estético do primeiro, «com o objetivo de verificar os pontos de contacto com o ascetismo no pensamento e na prática artística».
Num segundo momento, a autora, Sofia Arez, procura «a ressonância» dos princípios enunciados pelo impulsionador dos cistercienses (1090-1153) na realização da obra "The Stations of the Cross: Lema Sabachtani", do pintor norte-americano Barnett Newman (1905-1970).
«A tradição cultural cristã glorifica a imagem e S. Bernardo, sem contrariar esta prática, procura restringir essa atitude a uma imagem que considera essencial e fundacional: a cruz», de forma a «sublinhar de forma subtil o que deve ser o seu foco: o abandono paradigmático vivido na Paixão de Cristo», anota a investigadora.
Newman, por seu lado, defende que «a pintura não é uma representação, é, ou mais exatamente, será o acontecimento», porque «o que advém, advém na medida em que não se espera, em que não se figura», e nesse sentido as "Estações da Cruz" evocam o «evento do despojamento, de uma renúncia da aparência, de um abandono». […] Full Text